Filha do amanhecer - Pauline Gedge

terça-feira, julho 04, 2017



Como sou apaixonada pelo Egito e por tudo que diz respeito a ele e suas histórias e afins, é claro que vou recomendar a leitura e dizer que ela é incrível, principalmente porque fala da arquitetura, das construções dos monumentos e também do espaço das terras herdadas dos faraós.

Este livro foi um achado já que eu acabei comprando ele por pura curiosidade em devido o assunto, quando eu morava em Ribeirão Preto, durante a famosa Feira do Livro. Ele foi publicado originalmente em 1977.

Pauline Gedge narra a história da única faraó mulher (na verdade existiram outras faraós, mas seus atos foram tão importantes que ela ficou conhecida dessa forma. Anos após a sua morte, seus inimigos tentaram apagar seu nome da história. Alguns dizem que podem ter sido seu enteado, já que ela o impediu de governar após a morte do pai), que dominava a arte da guerra, da política, que viveu de acordo com os seus propósitos e que chefiou um império.

Todo o seu conteúdo é uma reconstituição fictícia baseada em dados históricos da faraó Hatshepsut, uma jovem atrevida, muito esperta e também insolente, que desde criança foi apaixonada pela caça, pela política e pela guerra.

A jovem era orgulho do pai e possuía com ele uma forte ligação, após a sua morte se vê obrigada a se casar com o seu meio irmão, afinal o costume naquela época de casar meios irmãos era uma forma de legitimar a posição divina entre os membros da família real.

O reinado de seu marido-irmão foi curto e pouco expressivo, ele morreu ainda jovem após contrair a peste. O filho de sua segunda esposa ainda era uma criança e não podia governar, devido a isso e na posição de primeira esposa divina, Hatshepsut assume o poder como regente e após alguns anos se autoproclama faraó, se declarando rainha do Alto e do Baixo Egito, governando por vinte anos um dos maiores impérios do mundo.

Além de narrar muito da história do Antigo Egito, da geografia das terras, das construções, a autora fala também sobre o romance secreto dessa faraó mulher que surpreende ainda hoje várias gerações graças a toda a revolução que fez durante o seu governo.

FILHA DO AMANHECER
AUTOR: PAULINE GEDGE
EDITORA: BERTRAND BRASIL
PÁGINAS: 462

You Might Also Like

0 comentários