A casa das marés – Jojo Moyes

quinta-feira, julho 18, 2019



“Um passado tumultuado e um presente tempestuoso.” É assim que o Booklist descreveu o romance A casa das marés, da autora Jojo Moyes.

Apesar de ter sofrido várias distrações e ter recomeçado a leitura pelo menos umas quatro vezes, quando a história começou a engatar ela realmente me fisgou. É uma narrativa gostosa e apaixonante, como todos os outros livros de Jojo, e que me fez ficar ansiosa para as páginas finais.

Narrado inicialmente na década de 1950, na pequena cidade litorânea de Merham, acompanhamos a história da jovem Lottie Swift, que foi acolhida durante a guerra e criada pela respeitável família Holden. Após ter sido abandonada pela mãe, Lottie ama viver em Merham, contrariando a opinião de Célia, a filha mais velha da família, que não vê a hora de sair da cidade.

Contestando os costumes dos moradores da cidade, um excêntrico grupo de artistas se muda para Arcádia, uma velha mansão art déco de frente para o mar, que chama a atenção de todos desde a sua construção.

Desesperadas para conhecer o grupo que mal chegou, mas já é analisado pela sociedade, Célia e Lottie não resistem à tentação de se aproximar e aos poucos acabam ficando amigas dos novos vizinhos.

A fim de chamar atenção para si, Célia assume uma identidade requintada, afirmando ter muito conhecimento de mundo. Claro que suas atitudes impensáveis trariam consequências. Após um mal entendido, a jovem é enviada à Londres, onde passa uma temporada estudando secretariado o que, na cabeça de sua mãe, é a única solução para afastá-la do terrível grupo.

A vida continua em Merham, fazendo Lottie fortalecer a amizade com Adeline e Frances, de forma escondida, durante a ausência de Célia. Mas quando a filha mais velha volta para casa, uma novidade agita a vida de todos. Seu noivado com Guy, o filho único de uma família que possui uma empresa de importação e exportação de frutas exóticas, sendo um ótimo partido para Célia.

O que Lottie não imaginava é que as mentiras que Célia sempre contava traziam uma verdade e Guy realmente existia. Mas a chegada do jovem em Merham trará consequências trágicas e duradouras para todos.

Quase cinquenta anos depois, Arcádia começa a ser restaurada voltando à vida e trazendo intensas emoções para os moradores da cidade. Parados no tempo, os costumes continuam os mesmos, e a sociedade tentará de todas as formas impedir que essa reforma aconteça.

Com a chegada da designer de interiores, Daisy, e sua filha, Ellie, o passado de Lottie vem à tona. Abandonada pelo namorado com uma recém-nascida nos braços, Daisy precisa assumir as rédeas de seu trabalho e de sua vida pessoal, fazendo Arcádia ser um sucesso, provando a si mesma e ao mundo que é capaz.

Mesclando passado e presente, Jojo Moyes narra um romance que nos faz analisar se realmente somos capazes de seguir em frente e deixar nosso passado para trás. É preciso assumir nossas responsabilidades e viver da melhor forma possível, buscando nossa própria felicidade.

A CASA DAS MARÉS
AUTOR: JOJO MOYES
EDITORA: BERTRAND BRASIL
PÁGINAS: 476

You Might Also Like

0 comentários