A MULHER DE GILLES – MADELEINE BOURDOUXHE

quinta-feira, abril 25, 2024

 


Você já participou de algum clube do livro? Eu tenho participado de vários há alguns meses, o problema é que infelizmente eu nunca consigo terminar a leitura a tempo de participar da discussão, mas claro que venho trazer a minha opinião aqui para o blog e indicar as obras!

 

“A mulher de Gilles” é mais um desses livros e a autora belga, Madeleine Bourdouxhe, aborda o adultério, um dos grandes temas da literatura, de forma delicada e pungente, com um ponto de vista diferente do que estamos acostumados a encontrar e que, inclusive, me tirou da zona de conforto e acabou me irritando e revoltando muito.

 

Na Bélgica, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o operário Gilles se aproxima de Victorine, irmã de sua esposa Élisa, enquanto o tempo dela é consumido com os afazeres da casa, em cuidar das gêmeas e da gravidez já adiantada. Com um desejo que nasceu do nada, observando a boca vermelha que se entreabria para a língua umedecer os lábios, Gilles foi tomado por um grande pânico, já que aquela era a irmã de sua esposa que vira crescer. E quando se deu conta, estava possuindo aquela boquinha vermelha.

 

Os dois passam a se encontrar escondido, e movida pela desconfiança, Élisa tem suas suspeitas confirmadas após observar a atitude dos dois, mas assume uma posição inesperada quando percebe que o marido volta para casa mais leve e feliz após se encontrar com Victorine e começa a esperar ansiosamente os retornos de Gilles para desfrutar dos menores gestos de ternura que ele lhe oferece.  

 

Quando se questiona se deveria intervir nessa relação, Élisa percebe que se enfrentar Gilles ele vá embora, já que está dominado a ponto de deixá-la para viver com Victorine. Então, mesmo agora com tudo ameaçado, o vínculo da rotina do casal se mantém. Ele mora com ela, dorme com ela, se beijam quando ele chega do trabalho, ela prepara a sua comida... Ele ainda pertence a ela e é essa esperança que a ajuda a viver e lutar sozinha pensando na possibilidade de reconstruir tudo.

 

O que os três personagens têm em comum são os impulsos gerados pelo desejo, que nasce do nada e insiste em durar, mesmo que, no caso de Élisa, provoque solidão.

 

Esse é um romance dramático, escrito do ponto de vista da mulher que foi traída e que aceita a situação devido ao amor que sente por aquele homem, mas também que se apega às migalhas na esperança de ter de volta o amor dele e talvez, na minha opinião, para manter intacto aquele lar e aquela família.

 

A história me revoltou desde o começo da leitura por não concordar com a atitude de Élisa em aceitar a traição do marido. O tempo em que vivo é diferente do tempo da personagem, às vezes se eu estivesse no lugar dela, na época dela, eu concordasse com a escolha que ela fez de permanecer infeliz para não destruir o seu lar, mesmo que a culpa não fosse minha.

 

Analisando friamente a obra fica difícil julgar a posição de Élisa, mas como sou esquentadinha e revoltada demais para isso, fica impossível ser imparcial e concordar que ela está certa, já que ela poderia buscar sua própria felicidade, seja sozinha ou com outro homem. Mas aí entra aquela frase, o que não somos capazes de fazer e suportar quando amamos alguém! Só penso que o esforço deveria ser um caminho de mão dupla, e não de um só.

 

A MULHER DE GILLES

PÁGINAS: 168

AUTOR: MADELEINE BOURDOUXHE

EDITORA: CARAMBAIA

 

 

 

You Might Also Like

0 comentários