A FILHA DO CAPITÃO – ALEKSANDR PÚCHKIN

quinta-feira, março 28, 2024


 

Os livros dos clubes dos livros estão tomando conta das últimas publicações, graças ao sebo e livraria “A degustadora de histórias”, aqui em Ribeirão Preto, que você pode ficar por dentro das novidades clicando aqui: https://www.instagram.com/adegustadoradehistorias/

 

Primeira obra que leio de literatura russa, “A filha do capitão” é um romance que se passa em 1773, uma narrativa contextualizada durante uma revolta camponesa ocorrida durante o Império Russo. Piotr é o único filho sobrevivente de um oficial do exército russo aposentado. Prometido pelo pai, desde muito pequeno, ao serviço militar, aos 16 anos ele é enviado a Orenburg, uma fortaleza isolada no interior do país.

 

Durante a viagem, o jovem acaba se perdendo em uma tempestade de neve e é resgatado por um guia misterioso. Por gratidão à ajuda, Piotr dá seu casaco de pele ao homem. Já na fortaleza e desesperançoso sobre seu futuro no lugar, o jovem cria um laço forte com Masha, a filha do capitão. Com o tempo, os dois se apaixonam e Piotr decide pedir a permissão de seu pai para se casar com a moça que recusa o pedido, já que o filho ainda é muito novo e inconsequente e precisa se dedicar à carreira militar para poder amadurecer.

 

A fortaleza em que está na verdade não passa de uma paliçada, e as notícias dos avanços dos rebeldes, liderados por um impostor que se faz passar pelo Czar Pedro III, ameaça a tranqüilidade do lugar. Em pouco tempo os cossacos tomam a fortaleza, tornando os militares reféns e quem se recusasse a jurar honra ao impostor era assassinado. Quando chega a vez de Piotr, que se recusa a cometer tal crime contra o Czar, sua vida é poupada quando o líder impostor descobre que aquele jovem é o mesmo que lhe dera seu casaco de peles e o salvara da nevasca.

 

Apesar de ter um futuro incerto e seu pescoço ainda estar nas mãos de Pugatchóv, Piotr mantém sua honestidade com o homem ao dizer que não pode servi-lo. O jovem é liberado e segue seu caminho para outra fortaleza levando o recado de que as tropas dos cossacos estão se aproximando e que a cidade deve se render. Em contrapartida, sua amada Masha fica para trás, na fortaleza tomada pelos rebeldes, e corre risco de morte se eles descobrirem que ela é a filha do capitão assassinado por eles.

 

A narrativa se resume às batalhas dos rebeldes contra o exército do Czar para defender o Império Russo, enquanto o jovem Piotr luta não apenas para manter intacta a honra de seu povo, mas também para viver seu amor com Masha. Em certo momento, Piotr é considerado traidor, é julgado, exilado e condenado à morte pelo exército graças ao seu contato com o usurpador. Mas Masha pede à czarina Catarina para que poupe a vida de Piotr, contando todo o ocorrido desde a invasão dos cossacos à fortaleza de seu pai.

 

A escrita é simples, apesar de ficar confusa com a dificuldade dos nomes dos personagens, mas a leitura acabou me cansando na maior parte da história e para mim, o final acabou sendo um tanto corrido, como se o autor quisesse finalizar logo a história depois de ter se apegado a tantos detalhes.

 

Apesar disso, gostei da leitura justamente pelo fato de ter saído da minha zona de conforto com meus romances clichês. E você, já leu alguma obra russa? Já conhecia essa história? Comenta aqui em baixo!

 

Até o próximo livro!

 

A FILHA DO CAPITÃO

PÁGINAS: 207

AUTOR: ALEKSANDR PÚCHKIN

EDITORA: EDITORA 34

 

 

 

You Might Also Like

0 comentários