O mundo de Sofia – Jostein Gaarder

quinta-feira, setembro 16, 2021

 


“O mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder, é um clássico e chegou até mim por indicação da minha prima Naira quando eu entrei no ensino médio e comecei a ter aulas de filosofia. Comprei o meu exemplar no sebo em Ribeirão Preto, li algumas páginas e achei tudo complicado demais e acabei desistindo da leitura. Alguns meses depois resolvi insistir, afinal de contas minha prima havia dito que era uma ótima história e que me ajudaria na escola.

 

Lembro de, depois de finalizar a leitura, pensar “ainda bem que li esse livro agora, antes eu não teria cabeça e maturidade pra isso”. Hoje, após reler a história, vejo que a narrativa mudou para a consciência e noção de mundo que tenho, e me fez ver “O mundo de Sofia” com outros olhos, me fazendo questionar novamente algumas coisas sobre a vida e me deixando curiosa para descobrir algumas coisas diferentes sobre minha família.

 

Como o próprio nome diz, “O mundo de Sofia” é um romance sobre a história da filosofia. Publicado em 1991, Gaarder nos apresenta Sofia Amundsen, uma norueguesa prestes a completar 15 anos que começa a receber bilhetes e cartões postais muito estranhos. Os bilhetes anônimos fazem Sofia se questionar sobre algumas das perguntas mais famosas envolvendo a filosofia: quem é você? De onde vem o mundo?

 

Já os cartões postais vêm do Líbano e são enviados por um major desconhecido que trabalha na ONU usando Sofia como intermediária para os cartões destinados à sua filha, Hilde Knag, que Sofia nunca ouviu falar.

 

Mas a correspondência começa a ficar ainda mais estranha quando Sofia passa a receber um curso de filosofia escrito por um professor misterioso. Dia após dia, Sofia viaja no tempo através das páginas que recebe aprendendo de lição em lição sobre os maiores pensadores da história, e junto com ela somos apresentados aos filósofos da natureza, Demócrito, Sócrates, Platão, Aristóteles e vários outros nomes importantes para a história da filosofia ocidental.

 

E enquanto Sofia recebe esse curso gratuito de filosofia, embarcamos com ela e seu professor nessa aventura para tentar descobrir as respostas para tantas perguntas filosóficas e quem é esse major que usa Sofia como intermediária de seus cartões para sua filha Hilde que garante aos leitores um final surpreendente.

 

Uma leitura interessante e convidativa que recomendo para os jovens que estão aprendendo sobre filosofia e também aos adultos curiosos. Comenta aqui em baixo se você já leu essa história e o que você achou!

 

A gente se vê no próximo post, até lá!

 

O MUNDO DE SOFIA

AUTOR: JOSTEIN GAARDER

EDITORA: CIA DAS LETRAS

PÁGINAS: 555

 

You Might Also Like

0 comentários