O alquimista – Paulo Coelho

quinta-feira, julho 01, 2021



Alguma vez você sentiu os seus sonhos escapando das suas mãos como se fossem areia? Como quando brincávamos e ficávamos vendo ela escorrer entre os dedos. Independente do tamanho do sonho ou de sua complexidade ele acabou indo embora, às vezes por falta de oportunidades, às vezes por outros ganharem maior importância, entre outros tantos motivos.

 

“O alquimista”, de Paulo Coelho, entrou na minha lista de leitura por indicação da Pati, minha amiga, que sabe a quantidade de sonhos que guardo em mim. A essência dessa narrativa se resume em uma frase, que com certeza você já ouviu falar: quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize seu desejo.

 

Particularmente, há alguns anos tenho acredito muito nisso, se é o universo ou a própria lei da atração não importa, quando a gente realmente quer muito alguma coisa, a gente sempre move montanhas para alcançá-las.

 

Publicado pela primeira vez em 1988, “O alquimista” vem desde então influenciando a vida de milhões de pessoas em todo o planeta, tendo sido o livro brasileiro mais traduzido do mundo, sendo considerado um dos mais importantes clássicos contemporâneos da literatura.

 

Santiago é um jovem pastor de ovelhas da região de Andaluzia, na Espanha, que desiste de ser padre para ser pastor porque sonha em viajar e conhecer lugares e pessoas diferentes. Após ter o mesmo sonho duas noites seguidas, decide pedir instruções a uma cigana para decifrar o seu sonho. Esta lhe garante que o jovem encontrará o seu tesouro nas Pirâmides do Egito e como pagamento, pede um décimo do tesouro que ele encontrar.

 

Completamente descrente da interpretação da cigana, acreditando que ela tinha sido uma tola por acreditar que ele lhe pagaria depois, e decidido a não acreditar mais em sonhos, Santiago acaba encontrando um velho que lhe conta algumas histórias e o incentiva a seguir viagem até o Egito. Após vender as suas ovelhas e conseguir dinheiro, o jovem parte para a África em busca de sua Lenda Pessoal.

 

No primeiro dia de viagem, acaba sendo roubado por outro rapaz e fica sem dinheiro algum para continuar a sua viagem. Começa então a trabalhar na loja de um árabe que vende cristais a fim de conseguir dinheiro para continuar a viagem em busca da sua Lenda Pessoal. Santiago fica um ano na loja e acaba impulsionando o negócio do homem. Já com o dinheiro no bolso decide seguir o seu caminho.

 

Em uma caravana, Santiago cruza o deserto do Egito durante várias semanas. Aprende um pouco sobre alquimia através dos livros de um jovem inglês que viaja com ele e, quando chegam a um oásis acaba encontrando Fátima, o amor de sua vida. Por estar em busca de sua Lenda Pessoal, Santiago começa a compreender a Linguagem Universal, decifra os sinais da natureza e acaba salvando o oásis de uma guerra.

 

Quando finalmente conhece um alquimista, este lhe ajuda a seguir sua jornada até as Pirâmides do Egito. Santiago aprende muitas coisas durante toda a sua viagem e passa a entender que o tesouro não é apenas o ouro que ele acredita que vai encontrar, mas sim o valor de todas as coisas.

 

“O alquimista” é uma narrativa gostosa de ler que nos ensina a buscar os nossos sonhos e, quando não damos atenção aos sinais que o universo está nos mostrando, esses sonhos acabam adormecendo até que finalmente acabamos esquecendo eles. Santiago nos ensina a não desistir, mesmo que demore um pouco e que haja alguns desvios no meio do caminho, mas sempre seguir em busca da nossa Lenda Pessoal.

 

O ALQUIMISTA

AUTOR: PAULO COELHO

EDITORA: PARELELA

PÁGINAS: 208

You Might Also Like

0 comentários