Noite sobre as águas – Ken Follett

domingo, agosto 25, 2019




Quanto mais eu leio sobre injustiça aplicada contra as mulheres, mesmo que seja em livros de ficção que acabam relatando momentos que de fato aconteceram, fico indignada. E apesar de “Noite sobre as águas” não focar nisso, ser lembrada o quanto as mulheres eram obrigadas a se submeterem a seus pais e maridos é revoltante.

Quando o Reino Unido declara guerra contra a Alemanha, em setembro de 1939, um enorme hidroavião está prestes a partir da costa sul da Inglaterra. Com destino a Nova Iorque, esse deve ser o último voo civil a sair da Europa antes que o conflito comece.

Considerado um transatlântico que voa, o Clipper da Pan American é um luxuoso avião que transportará pessoas da alta sociedade e também os menos afortunados que precisam abandonar o seu passado ou fugir da guerra.

Confinados por trinta horas, os passageiros arriscam as suas vidas em uma época em que voar ainda é perigoso, principalmente ao atravessar o Atlântico. Assim, a viagem que poderia trazer emoção com essa experiência única se torna angustiante.

Entre os passageiros a bordo todas as histórias de vida são diferentes e únicas. Há um aristocrata inglês que abandona o seu país com a sua família; um cientista alemão fugindo dos nazistas; um assassino sendo escoltado por um agente do FBI; uma linda mulher abandonando o marido machista e um charmoso ladrão sem escrúpulos.

Dentre tantos personagens, a revolta da jovem Margaret, de 19 anos, que é contra as ideologias fascistas do pai, é um dos destaques da narrativa. A fim de se alistar e ajudar a Inglaterra contra os alemães, Margaret tenta, sem sucesso, driblar as ordens do pai e fugir. Após ser salva por um policial, a jovem é obrigada a acompanhar a família para a América.

Claro que ela não vai desistir de lutar, mas primeiro ela precisa enfrentar a ignorância e o machismo do pai, ser forte e dominar os seus medos. Para isso Margaret contará com a ajuda de Harry, o ladrão da história, por quem ficará encantada, já que o jovem possui a coragem que ela nunca teve para enfrentar o mundo.

Os passageiros do Clipper não enfrentarão apenas o risco de morrerem com a travessia do Atlântico, mas uma viagem com perigos inesperados, violência, intriga e traição.

De fácil leitura, “Noite sobre as águas” conquista os leitores desde as primeiras páginas, deixando a curiosidade tomar conta do público. Recomendo a leitura para os que são apaixonados por aviões, política, luta pelos ideais, suspense e por histórias da Segunda Guerra Mundial.

NOITE SOBRE AS ÁGUAS
AUTOR: KEN FOLLETT
EDITORA: ARQUEIRO
PÁGINAS: 432

You Might Also Like

0 comentários