Mariana – Pedro Bandeira

quinta-feira, abril 19, 2018




Agradar os jovens parece ser comum para Pedro Bandeira, nas suas palavras ele sabe como conquistar o leitor e falar diretamente com o seu público.

A primeira vez que li Mariana me sentia corar de tanta vergonha, Bandeira conseguiu me cativar porque eu me sentia na pele de Mariana, aquela fase adolescente tentando ser notada pelos meninos da escola e todo aquele alvoroço que a fase envolve, ou pelo menos envolvia.

Mariana tem 14 anos e mora com a mãe, que sustenta a casa sozinha, já que o pai sumiu abandonando as duas. Jorginho, de 15 anos, é o seu melhor amigo.

Tentando se enturmar e não se sentir excluída na escola, Mariana inventa uma vida dupla. Ao perceber que muitas garotas já tem um namorado, ela inventa Fernando, um namorado mais velho e rico que faz intercâmbio nos Estados Unidos.

Fernando é o cara perfeito, escreve cartas românticas para Mariana e não deixa a distância atrapalhar o namoro. Mas claro que a mentira não para por aí, uma avó rica também faz parte da atuação.

A mentira, no entanto, corre o risco de ser desmascarada. Após ser convidada para ir a uma festa, Mariana é intimada a levar Fernando, já que o intercâmbio está acabando e logo ele volta para casa.

Convivendo desde a infância com Jorginho, os jovens tem uma relação quase fraterna, dividindo almoços e experiências que a vida coloca no caminho de cada um.

Mariana descobre no melhor amigo alguém que pode ajudá-la com o plano, e decide abusar da boa vontade de Jorginho para dar continuidade à grande mentira.

Pedro Bandeira narra com excelência a vida da adolescente e tudo o que acontece nessa fase: a puberdade, a primeira menstruação, o primeiro sutiã, o primeiro beijo, o primeiro namorado e muitas outras primeiras experiências.

Tentando se enturmar, Mariana faz muitas leitoras se identificarem com a época que viveram a sua adolescência em diversas situações durante a leitura.

Recomendo a leitura para você que quer voltar a se sentir jovem ou para você que está entrando na adolescência. O livro é divertido e rápido de ler e causa aos mais velhos uma saudade enorme de quando a única preocupação existente era manter os segredos guardados dos pais.

MARIANA
AUTOR: PEDRO BANDEIRA
EDITORA: ÁTICA
PÁGINAS: 88

You Might Also Like

0 comentários