Lucíola – José de Alencar

quinta-feira, março 15, 2018




Publicado em 1862, Lucíola é o quinto romance publicado de José de Alencar que abre a série “Perfis de Mulher”, histórias que estudam os caracteres femininos. É considerado um romance urbano porque o autor narra a vida na sociedade no Rio de Janeiro no século XIX.

O livro conta a história da jovem Maria da Glória, que após ser seduzida por um homem em um momento de dificuldade financeira, quando precisava de dinheiro para ajudar seus familiares doentes, é expulsa de casa pelo pai.

Maria passa a se chamar Lúcia e começa a viver como cortesã de luxo, explorando seus amantes ricos e sempre manifestando desprezo por eles. Um belo dia conhece Paulo, um jovem pernambucano que desembarca no Rio de Janeiro e se apaixona por ela.

Por ser um sentimento sincero da parte do jovem, a personalidade verdadeira de Lúcia vem à tona, e isso acaba colocando a sua vida como prostituta de lado. Paulo decide perdoar e compreender o seu passado, assim, ambos vivem um amor puro e verdadeiro, fazendo Lúcia encontrar pela primeira vez paz de espírito.

Lúcia decide viver e se entregar a esse amor, vende sua casa luxuosa e vai morar em uma casa menor. A jovem conta a Paulo toda a sua vida, que devido a um surto de febre amarela toda a sua família ficou doente e para ajudar a família, se deixou levar por Couto, que a levou para a vida dos prazeres.

Após a morte de uma amiga, Maria da Glória finge a sua própria morte e assume a identidade de Lúcia. Todo o dinheiro que conseguia nas noites usava para pagar os estudos de sua irmã mais nova, Ana.

Mas um dia Lúcia descobre estar doente e acredita que a culpa seja por não ser mais pura. É então que declara seu amor por Paulo e confessa que pertence a ele.
O autor usa a história de Lucíola como forma de crítica social e moral ao preconceito, onde transforma uma cortesã em heroína, que se purifica com o amor de Paulo, se entregando ao sentimento de igualdade que deveria existir entre os amantes.

José de Alencar dá um quê de erotismo em seus romances e dá asas à imaginação das mulheres sonhadoras, mas que também gostam de uma pitada de emoção. Recomendo a leitura se você é fã de romances e quer saber mais como era a vida na sociedade brasileira durante o século XIX.

LUCÍOLA
AUTOR: JOSÉ DE ALENCAR
EDITORA: ÁTICA
PÁGINAS: 128

You Might Also Like

0 comentários