A PEQUENA LOJA DE VENENOS – SARAH PENNER

quinta-feira, fevereiro 29, 2024

 


 

Uma ida ao sebo, olhar uma capa e um título e ser fisgada por eles, começar a leitura, viajar no tempo. Essa é uma das magias que a leitura causa, além da viagem por lugares que, às vezes, se quer imaginamos conhecer um dia. Tem também a viagem no tempo, que transporta o leitor e instiga a sua imaginação.

 

Em 1791, nas profundezas de um beco escuro de Londres, Nella aguarda sua próxima cliente. Uma curandeira conhecida e respeitada no passado por muitas mulheres, assim como sua mãe foi um dia, ela agora usa o conhecimento que tem para um propósito mais obscuro, vender venenos para mulheres desesperadas e que fariam de tudo para se libertar dos homens ameaçadores em suas vidas, seja ele marido, amante, patrão.

 

Escondida em um pequeno espaço onde mal cabia uma mesa, atrás de uma parede com prateleiras vazias e um barril antigo, cheio de grãos de cevada podre usado como disfarce, a loja que um dia foi de sua mãe, de um cômodo único, era lotada de clientes e seus bebês e dava uma sensação de calor e segurança às mulheres que queriam tratar suas enfermidades femininas.

 

Após a morte de sua mãe, Nella ainda muito nova, se apaixona por Frederick, um homem que surge como um refúgio em meio ao seu luto para ajudar. Mas depois de sofrer um aborto, causado por Frederick, que usou suas ervas para lhe fazer mal e sumir no mundo, Nella descobre que a traição que sofreu foi muito maior do que beber de suas ervas como um veneno, quando a esposa de Frederick entra em sua loja pedindo que Nella fizesse algo para matar aquele homem que enganou as duas.

 

Assim, para curar uma dor que lhe causaram, Nella passou a ser indicada boca a boca entre as mulheres que precisavam de sua ajuda para se livrarem de seus homens. Com um código de ética pessoal, Nella passou a fabricar venenos e a guardar segredos, transformando e solidificando esse elo entre as mulheres. Mas o que Nella não esperava é que a chegada de sua próxima cliente mudaria sua vida.

 

Voltando para os dias atuais, a aspirante a historiadora, Caroline, está em uma viagem solitária que deveria ser a comemoração de dez anos de casamento, um presente de seus pais. Mas depois de ler uma mensagem no celular de James, dois dias antes da viagem, enviada por uma mulher que trabalhava com seu marido e ter a confirmação que estava sendo traída há meses, Caroline decide embarcar para Londres e dar um tempo de toda essa confusão.

 

Ela, que abriu mão do mestrado em Cambridge para se casar com o homem que amava; ela, que havia aberto mão de sua carreira para trabalhar com seus pais e cuidar das finanças da fazenda, já que esse era um emprego que lhe daria dinheiro; ela, que adiou, ano após ano, o sonho de ser mãe, porque nunca era o momento certo para a carreira tumultuada e cheia de trabalho de James.

 

Quando decide finalmente fazer algo diferente, indo contra o itinerário feito com James e para de ouvir a voz julgadora do marido em seus pensamentos de que não era boa o bastante, Caroline embarca em uma aventura de caça ao tesouro, vasculhando as margens lamacentas do rio Tâmisa.

 

Após encontrar um frasco azul sem nenhuma descrição além de um desenho que parecia um urso, Caroline vai parar na Biblioteca Britânica para descobrir mais sobre o frasco. Com a ajuda de Gaynor, que trabalha na seção de mapas antigos, Caroline passa a investigar algo que sequer imaginou encontrar quando pegou o pequeno frasco azul.

 

Em 1791, Eliza, de 12 anos, entra na loja de Nella com a missão de comprar ovos envenenados para dar ao seu patrão no café da manhã a mando de sua patroa. Muito nova para compreender o que se passava no esconderijo de Nella, Eliza era curiosa, inteligente e acreditava em magia, mas ainda era ingênua para carregar o peso de um assassinato em suas mãos.

 

Após a morte do patrão ser bem sucedida, Eliza acredita estar sendo perseguida pelo fantasma do homem, já que foi ela que serviu os ovos, quando menstrua pela primeira vez e sem conhecimento do que era aquilo, acreditava sangrar como castigo pelo crime que cometeu. Assim, ela começa a frequentar a loja de Nella na esperança de encontrar alguma poção mágica que afaste o fantasma da casa.

 

Mas a chegada de uma nova cliente que não deseja matar seu marido, mas a prima dele que é sua amante coloca os segredos de Nella em perigo, já que a mulher, com influência na sociedade londrina, ameaça Nella, fazendo com que ela vá contra os seus princípios de nunca matar uma mulher, e acaba entregando o tal veneno encomendado com a ajuda de Eliza.

 

Porém, uma reviravolta acontece, e o marido acaba tomando todo o veneno por engano, morrendo em poucos minutos durante uma festa em sua casa, nos braços da amante. Com uma morte repentina suspeita, a polícia passa a investigar quem foi o autor do crime e quem confeccionou o veneno, fazendo Nella e Eliza tomarem medidas drásticas para se protegerem e protegerem os segredos de tantas outras mulheres. 

 

Já Carolina, sua pesquisa com Gaynor acabou levando ao endereço original da loja de Nella, de onde saiu aquele frasco, e agora escondido por mato e prédios empresariais, fazendo Caroline descobrir os segredos guardados no livro de registros de Nella com os nomes das mulheres que compraram, das ervas utilizadas e dos homens que elas mataram.

 

Toda essa aventura faz Caroline pesar a vida que teve nos últimos dez anos com James, era preciso assumir que eles eram infelizes e que ela abriu mão de muitos sonhos para viver ao lado dele, um homem egoísta que nunca a apoiou em nada, que sempre a criticou e que usava de chantagem emocional para se livrar dos erros que cometeu e não queria assumir, e para manter Caroline presa ao casamento em uma atitude um tanto possessiva.

 

Essa viagem no tempo durante a leitura me fez analisar muitas das escolhas que fiz na minha vida e dos arrependimentos que eu carregaria hoje se há dez anos eu não tivesse escolhido a minha felicidade. Mas além disso, a leitura traz à tona a sociedade oculta que existe entre as mulheres, sobre a luta desde sempre para nos protegermos dos homens e das vidas secretas das mulheres que usavam a natureza para curar tantas coisas, mas que foram brutalmente mortas sendo acusadas de bruxaria.

 

Por essas e outras é que, na minha opinião, as mulheres hoje precisam parar de julgar umas às outras, mas se unirem contra tudo aquilo e daqueles que ainda hoje precisamos nos proteger. A pergunta que eu deixo é: você já parou para pensar como seria sua vida hoje se tivesse feito escolhas diferentes?

 

 

A PEQUENA LOJA DE VENENOS

PÁGINAS: 318

AUTOR: SARAH PENNER

EDITORA: HARPER COLLINS

 

 

 

You Might Also Like

0 comentários