As capas mais bonitas da minha estante

quinta-feira, outubro 29, 2020

 



 

Sabe aquele ditado “nunca julgue o livro pela capa”? Na verdade ele é bem influenciável, já que a capa é parte importantíssima na hora de atrair os leitores, quase como amor à primeira vista ou primeiras impressões. Geralmente é através dela que temos uma base do conteúdo do livro, algumas vezes podem ser pura arte mesmo.

 

Durante a faculdade de jornalismo, aprendi a importância da diagramação, não só dos textos e títulos dos capítulos, como as fontes utilizadas para facilitar a compreensão dos leitores, mas também como uma imagem pode atrair ainda mais.

 

Confesso que nem sempre compro um livro pela capa, posso ser atraída por ela inicialmente, então leio a contracapa e aí sim resolvo comprar ou não. Mas hoje eu vou falar das capas mais bonitas que tenho na minha estante e que não foram escolhidas exatamente por suas artes, mas que deram um toque especial aos seus conteúdos.

 

Para uma boa fã de histórias do Antigo Egito, as capas de “A décima segunda transformação” e “Filha do amanhecer”, de Pauline Gedge, da editora Bertrand Brasil, contêm cenas que narram como eram os costumes dos faraós, com vários detalhes e também hieróglifos, que são os caracteres que eram usados como escrita e que podemos ver nas tumbas e nos papiros da época. A capa é uma arte e mais uma forma de se sentir dentro da narrativa.

 

A série “Os heróis do Olimpo”, de Rick Riordan, da editora Intrínseca, traz capas ilustradas com cenas que podemos facilmente reconhecer no meio das histórias narradas pelo autor. Várias vezes durante a leitura me peguei fechando os livros para poder visualizar a cena através da capa.

 

A trilogia “Fronteiras do universo”, de Phillip Pulman, da editora Suma de Letras, traz capas que me deixaram encantada. A versão que li a primeira vez foi diferente dos livros que comprei após alguns anos e confesso que quando abri a caixa me apaixonei à primeira vista e fiquei analisando cada detalhe que, além de tudo, tem uma impressão diferenciada e laminada, fazendo a arte brilhar de acordo com a luz. Lembro que na época cheguei a enviar uma mensagem para a editora comentando que bela arte fizeram nos livros.

 

Comenta aqui em baixo se você costuma comprar livros pela capa e quais são os mais bonitos da sua estante.

A gente se vê no próximo post, até lá!

You Might Also Like

0 comentários