Três livros que abandonei

terça-feira, abril 07, 2020




Para muitas pessoas ler não é um hobbie, mas sim uma obrigação. Ler para fazer prova de determinado livro na escola ou mesmo para o vestibular. Muitas vezes, no segundo caso, são livros difíceis, algumas histórias não tão atrativas, mas que você precisa compreender o enredo para falar sobre.

Já falei aqui várias vezes que o meu amor pela leitura começou tarde, mais por insistência minha. Já dei dicas também de como você pode começar a ter o hábito de ler e desfrutar dele com prazer. Mas nem sempre aquele livro que julgamos pela capa ou pela sinopse nos agrada, afinal de contas, cada pessoa tem um gosto.

Hoje vou falar de três livros que abandonei e explicar o motivo de cada um.


Simplesmente acontece – Cecelia Ahern
Apesar de ter comprado esse livro antes de assistir ao filme, não consegui ler até hoje e confesso que não sinto a menor vontade de dar mais uma chance. Quando comecei, a diagramação do livro com base em mensagens de texto de celular e cartas, em meio à própria narrativa, me cansou desde a primeira página! O enredo em si eu gostei, mas foi através do filme que tive acesso a ele. Por isso não julgo quando uma pessoa diz não gostar de livros com letras pequenas, a diagramação acaba sim sendo grande parte atrativa de um livro, já que é através dela que você cria a primeira impressão, depois da capa.

Praga – Arthur Phillips
Já falei outras vezes aqui sobre o meu dilema com Praga. Demorei a engatar na leitura, e apesar de ter recomeçado várias vezes, consegui terminar a história. A crítica não é tão boa assim, porque achei a história um pouco sem graça. Só recomendo mesmo a leitura com base nos fatos históricos, já que o autor narra uma cidade pós Guerra Fria.

O egiptólogo – Arthur Phillips
Também já comentei aqui que talvez o problema seja a narrativa do autor, já que esse foi o segundo livro que empaquei. Precisei insistir também na leitura, mas me forcei justamente por se tratar de Egito. O contexto em si é atrativo, rola mistério com aventura e a descoberta de uma das maiores e mais ricas tumbas encontradas no Vale dos Reis.

O mundo de Sofia – Jostein Gaarder
Esse é um bônus. Esse foi, literalmente, o primeiro livro que comecei e desisti. Ainda na adolescência, quando comecei a ter aulas de filosofia na escola, uma prima me indicou a leitura. Na época minha visão de mundo era minúscula, obviamente. Quando abri o livro pela primeira vez não fui fisgada pela narrativa. Desisti e coloquei na cabeça que no futuro daria uma segunda chance a ele. Parece que têm livros que precisam ser livros em determinado momento de nossas vidas e, de fato, quando dei uma segunda chance ao Mundo de Sofia compreendi que era quando eu mais precisava entender sua narrativa.

Se você nunca ouviu falar desse clássico, recomendo a leitura, mas antes de tudo, abra a sua mente para a narrativa, já que muitos ensinamentos são passados em meio à ficção criada pelo autor. Vale muito a pena!

E você, quais foram os livros que você acabou abandonando?
Comenta aqui em baixo quais foram os motivos!
Até o próximo post!

You Might Also Like

0 comentários