VIAGEM AO CENTRO DA TERRA – JÚLIO VERNE

quinta-feira, fevereiro 09, 2023

  


Antes de tudo é preciso dizer que muita gente conhece essa história devido a um filme com o mesmo nome, que não segue à risca a narrativa de Júlio Verne, mas que se inspirou em muitas coisas do autor.

 

“Viagem ao centro da terra” é um relato de viagem, um diário, escrito por Axel quando seu tio, o professor Lidenbrock, descobre um manuscrito do século XII e fica completamente obcecado para decifrá-lo, e após Axel conseguir descobrir a mensagem do pergaminho, os dois embarcam em uma grande – e louca! – aventura. Estamos falando do ano de 1863 e sendo obrigado pelo tio a ser seu assistente, Axel e o professor seguem os passos descritos no manuscrito na esperança de chegarem ao centro da terra.

 

O ponto inicial é a Islândia onde contratam Hans, seu guia e salvador, e começam a descer até as entranhas do planeta. Axel acredita que seu tio está maluco e que essa expedição é uma grande perda de tempo. O professor, no entanto, acredita que essa é uma grande descoberta para a comunidade científica.

 

Axel tem um senso humor involuntário causado pelo seu desespero por não querer de forma alguma ir nessa jornada maluca do seu tio e, também, pela forma com a qual Hans, sempre calado e em segundo plano, é o responsável por manter esses cientistas vivos. O professor Lidenbrock está tão obcecado com sua expedição que ignora os perigos e o bom senso, trazendo aquele ar de cientista maluco. Mas conforme a viagem avança, também vemos uma transformação desses personagens, quando o professor deixa seus sentimentos mais explícitos e Axel fica determinado em completar a missão.

 

Verne esbanja conhecimento geológico e paleontológico durante a narrativa e leva o leitor por uma viagem literal às entranhas do mundo. Ele descreve muito bem as rochas e minerais que se esperaria encontrar na crosta, pelo menos para a época em que a história foi escrita. Ele ainda aproveita para debater hipóteses científicas que eram colocadas como a existência – ou ausência – de grande calor interno no planeta.

 

É uma narrativa gostosa de ler, a única dificuldade que encontrei são os termos e nomes dados às rochas e minerais que o autor relata para quem não é acadêmico ou conhecedor do assunto.

 

 

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

AUTOR: JÚLIO VERNE

EDITORA: PRINCIPIS

PÁGINAS: 304

You Might Also Like

0 comentários