As memórias do livro – Geraldine Brooks

quinta-feira, julho 09, 2020




Mais um livro que cai em minhas mãos graças a uma visita ao Sebo de Birigui, um romance que me deixou curiosa com a sinopse de capa e que me encantou com seu enredo.

As memórias do livro é um romance que fala sobre a Hagadá de Sarajevo, um conjunto de manuscritos judaicos medievais decorados com iluminuras em ouro e bronze e cores vivas, representando a história da libertação do povo de Israel do Egito, conforme descrito no Livro do Êxodo, contendo cenas da Criação, de Moisés no Monte Sinai com as Tábuas da Lei, entre outras.

Brooks nos apresenta em sua história Hanna Heath, uma restauradora australiana que é convidada pelas Nações Unidas a analisar e recuperar o manuscrito. É primavera de 1996 e a Bósnia começa a dar os primeiros passos após anos de guerra civil.

Contrariando as restrições judaicas da época em relação a ilustrações, o manuscrito é lendário, um volume único, com uma história cercada de enigmas. O que Hanna mais deseja saber é como esse manuscrito foi feito apesar das advertências rabínicas? E como sobreviveu a séculos de antissemitismo na Europa?

Enquanto examina suas páginas, Hanna encontra pistas minúsculas que podem levar à origem da criação da Hagadá, como manchas de vinho, cristais de sal, asa de inseto. Apesar de pequenas, cada uma delas conta um pouquinho da história do manuscrito e por tudo o que ele passou, quem o salvou durante todos esses anos em nome ao amor pelos livros, que combateram a intolerância para preservar o conteúdo.

O Manuscrito, ricamente iluminado, conta sobre o Livro do Êxodo para as famílias judaicas na celebração do Pessach, a Páscoa judaica, também conhecida como Festa da Libertação, e não deveria ter sido criado já que contrariava os cânones religiosos da época.

Através de suas pequenas descobertas, Hanna tenta descobrir como a Hagadá sobreviveu às perseguições e intolerâncias religiosas por séculos, como ela atravessou a Inquisição Espanhola e o que significa as anotações em suas páginas.

Além de ter que trabalhar nessa obra lendária, Hanna tenta solucionar seus problemas pessoais. Após se envolver com o bibliotecário muçulmano responsável por ocultar a Hagadá na última década, ela precisa melhorar seu relacionamento com a mãe, que despreza a filha por ter trocado uma carreira na medicina pelos livros.

Entre idas e vindas do presente de Hanna ao passado da Hagadá, acompanhamos uma história carregada de detalhes muito bem construídos por Geraldine Brooks que se inspirou em muitos fatos envolvendo o manuscrito original. É um romance que envolve mistério e história e a luta para manter o amor pelos livros após tantos séculos de perseguição.

AS MEMÓRIAS DO LIVRO
AUTOR: GERALDINE BROOKS
EDITORA: EDIOURO
PÁGINAS: 384


You Might Also Like

0 comentários