Das páginas para as telonas: os livros que viraram filmes
quinta-feira, fevereiro 13, 2020Antes de serem sucesso nas telonas, muitos filmes conquistaram leitores do mundo inteiro. Como boa fã de filmes, hoje eu vou falar pra vocês alguns livros que foram adaptados para o cinema. Então prepara a pipoca e senta que lá vem história!
A menina que roubava livros – Markus Zusak
O primeiro livro que falei aqui no blog não poderia ficar de fora da lista. Muitos já conhecem a história de Liesel Meminger, que foi entregue pela mãe para pais adotivos, após a morte do irmão, na esperança de deixar a menina sobreviver à guerra. Em meio a tanta tragédia, a morte narra essa linda história que nos mostra a importância que a leitura tem de nos fazer viajar sem sair do lugar. O filme dá vida aos personagens que, por mais que os autores os descrevam em detalhes, é sempre melhor dar rosto a eles.
Inferno – Dan Brown
Dan Brown traz mais uma vez o professor Langdon correndo contra o tempo para solucionar algum mistério. Sempre envolvendo arte e história, dessa vez nosso queridinho precisará impedir um fanático de banir a raça humana do planeta. Claro que os famosos pintores farão parte dessa trama em meio a cenários magníficos. Comparando a obra com o filme, mais uma vez preciso dizer que prefiro cegamente o livro, já que alguns detalhes são modificados e algumas cenas ficam de fora.
O ladrão de raios (Percy Jackson) – Rick Riordan
Por mais que eu tenha adorado a série do adolescente Percy Jackson que descobre ser um semideus filho do deus grego Poseidon, confesso que achei o filme bobo demais. As páginas não demonstram um personagem tão inocente quanto o ator interpretou, mas mais uma vez reforço que é sempre bom dar rosto aos personagens.
O menino do pijama listrado – John Boyne
Como boa manteiga derretida que sou, é claro que chorei ao ler essa história e também assistindo ao filme. John Boyne narra com delicadeza a inocência de dois meninos que constroem uma amizade verdadeira e pura através das grades de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Se você ainda não conhece a história, vale a pena dar uma olhada no post aqui do blog.
Comer, rezar, amar – Elizabeth Gilbert
Uma autora que, após um divórcio complicado, fecha o contrato com uma editora para ficar um ano viajando enquanto escreve seu próximo livro a ser publicado. Apesar de parecer ficção essa é uma história real baseada na vida da própria autora que foi interpretada pela belíssima Julia Roberts. E enquanto descobre os prazeres de comer, rezar e amar, nós viajamos junto com Gilbert e vamos descobrindo a importância dessas três coisinhas em nossas vidas.
O caçador de pipas – Khaled Hosseini
O filme é um amor e desculpem a insistência, mas prefiro o livro. Mais uma história onde a amizade é o enredo principal. Aqui vemos dois amigos de infância se distanciar por ignorância, e após alguns anos tentam se reconectar. Aqui aprendemos o valor e a importância dos amigos e se você ainda não conhece essa história é só ler o post que falo sobre essa narrativa aqui no blog.
A bússola de ouro – Philip Pullman
O primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo ganha adaptação nos cinemas, uma pena que os outros dois não tiveram essa sorte. Apesar de preferir sempre os livros, confesso que me encantei com o filme! Em um mundo paralelo, Lyra Belacqua luta para proteger todas as crianças e seus “daemons”, a manifestação da alma da pessoa em forma de animal, daqueles que têm o poder. Entre bruxas voadoras e ursos polares, o público acompanha a saga de uma menina que não tem nada de inocente na guerra contra as autoridades religiosas.
O conto da aia – Margaret Atwood
Apesar de ter virado uma série e não um filme é preciso citar essa obra maravilhosa. Ainda hoje fico revoltada com a trama e com a capacidade do ser humano. Tudo bem que é uma obra de ficção e não fatos reais, mas já pensou se a moda pega?! Mulheres que tem por obrigação a Deus e a seus maridos, a quem pertencem, de procriar. Essa é a única utilidade das mulheres. A série trouxe à tona a obra escrita em 1985 e revoltou muita gente. Se você AINDA não ouviu falar ou nunca assistiu a série, eu te convido a ler o post aqui do blog em que falo mais sobre essa obra encantadora, já que há tantos detalhes para serem mencionados.
Aqui eu citei apenas os livros que li e que ganharam adaptações sem falar das obras do autor Nicholas Sparks, que você pode conferir em outro post que também já falei a respeito aqui no blog. Se você quer saber mais sobre os romances encantadores do autor, é só clicar aqui.
Mas e você, quais livros você leu que viraram filmes?
Comenta aqui em baixo!
Até o próximo post!
0 comentários