A luneta âmbar – Philip Pullman

quinta-feira, fevereiro 01, 2018





Mais uma grande aventura que digo com pesar que infelizmente chega ao fim!

No terceiro e último livro da trilogia Fronteiras do Universo, A luneta âmbar, de Philip Pullman, leva os leitores às últimas batalhas que Lyra e seu daemon Pantalaimon, junto com seu amigo Will devem enfrentar.


No entanto, logo no início do livro, Lyra está sendo mantida em sono profundo por sua mãe, a Sra. Coulter, em uma caverna no Himalaia. Lá, a mulher acredita que possa proteger sua filhinha, ou seja lá o que realmente passa na cabeça dessa mulher.

Will, junto com a companhia de dois anjos que pretendem levar as crianças até lorde Asriel, partem através de aberturas que a faca sutil corta entre o mundos para encontrar Lyra.

Mas querer nem sempre é poder, e nada nunca é tão fácil. Will enfrentará vários anjos furiosos contando com a ajuda de ursos de armadura, incluindo seu rei, Iorek, e de dois espiões galivespianos, lutando ainda contra rebeldes e o Magisterium.

Enquanto essa transição entre os mundos acontece, a Dra. Mary Malone, descobre mundos diferentes, até que encontra um lugar estranho, habitado por criaturas elefânticas chamadas mulefas. É lá que a cientista descobre o que estava procurando e tem a chance de criar a luneta âmbar, o instrumento capaz de ver o Pó.

Claro que o trabalho dela também será colocado em risco, afinal o Magisterium colocou um assassino à sua procura, pois afirmam que ela é a “serpente tentadora” que fará Lyra sucumbir ao mal.

Lyra e Will acabam se reencontrando e precisam de todas as formas encontrar o mundo dos mortos, Lyra precisa se desculpar com Roger, seu amigo de Oxford, devido à sua morte, e Will precisa ter uma última conversa com o pai.

Usando seus instrumentos, a faca sutil e a bússola de ouro, os jovens seguem pelos mundos paralelos, lutando suas próprias batalhas, com inimigos em cada um deles, para tentar sobreviver e chegarem a seu destino final.

Claro que coisa boas acontecem na história, mas até lá muitas coisas ruins precisam acontecer. Particularmente amei a leitura, que a cada página me deixava mais curiosa, mas me deixou triste com o final que não era o que planejei mentalmente para os personagens.

E recomendo a leitura se você gosta de aventura e emoção, com várias pitadas de política, magia, ciência e mundos paralelos. Um final maravilhoso para uma trilogia incrível!

A LUNETA ÂMBAR
AUTOR: PHILIP PULLMAN
EDITORA: SUMA DE LETRAS
PÁGINAS: 504

You Might Also Like

0 comentários