O livro secreto - Grégory Samak

quinta-feira, novembro 23, 2017



Para quem me conhece sabe que sou fã de História e, apesar de triste, porém real, me interesso pelas histórias e fatos que marcaram a Segunda Guerra Mundial. Acredito que o livro de hoje seja o quarto que leio sobre o tema.


Para começar eu não tive indicação de leitura, apenas achei interessante a sinopse do livro. Não me atentei à quantidade de páginas e me surpreendi ao ver que ele era pequeno (são 176 páginas).

Indo contra os meus “padrões” de leitura, demorei mais do que o normal nesse livro. Confesso que a narrativa dele não me conquistou inicialmente e só fiquei empolgada pela leitura nas últimas páginas. No entanto gostei muito da história e acredito que ela acaba passando, ao seu modo, uma lição de vida para cada um.

O livro secreto, de Grégory Samak, conta a história de Elias Ein, um idoso solitário que decide se mudar de Viena para a pequena cidade de Braunau am Inn, na Áustria, à procura de tranquilidade para aproveitar sua aposentadoria.

Após se mudar, ele descobre uma porta escondida no chão de um quarto azul que não era usado por ele, ao abrir ele se depara com uma escada e decidi investigar o que há por trás da escuridão do subsolo.

Elias se depara com um lugar muito maior do que qualquer um poderia imaginar ao ver a residência do lado de fora. A escada secreta leva a uma enorme biblioteca com obras diferentes. Lá está o Grande Livro da Vida, a obra em que Deus escreveu cada detalhe da vida de todos os seres humanos que pisaram na Terra.

“O que você faria se pudesse mudar o destino?”
Essa é a pergunta na contracapa do livro e é com ele que Elias se depara ao tocar na obra.

Após presenciar a dor e a tragédia que o nazismo fez com o mundo, perdendo seus familiares no Holocausto, Elias têm nas mãos a chance de reescrever a história e dar um novo rumo para um dos maiores dramas da humanidade.

Apesar de parecer uma aventura, Elias corre o grande risco de descobrirem seu segredo, e precisa tomar cuidado se realmente deseja mudar a vida da humanidade.

A narrativa traz uma mistura de religião, crença e fatos históricos, que faz o leitor se perguntar qual a razão de tudo acontecer da forma que acontece. É uma forma de contar delicadamente sobre a esperança de “mudar o imutável”.

Mesmo tendo sido conquistada apenas no final da história, eu recomendo a leitura devido os fatos históricos e também por nos fazer pensar o que poderia ter acontecido no “e se...”.

O LIVRO SECRETO
AUTOR: GRÉGORY SAMAK
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 176

You Might Also Like

0 comentários